logo epo

Escola Profissional de Odemira

25 anos a formar o futuro!


António Cruz

É Professor na Escola Profissional de Odemira desde dezembro de 1996.

Tem uma vasta experiência na área da Restauração tendo exercido as funções de Gerência e de Chef de Cozinha, serviços desempenhados em restaurantes e hotéis. Desenvolve ações de formação, workshops e showcooking. Faz parte da equipa de Catering da Mirabussiness e na EPO leciona Serviço de Cozinha, disciplina da área técnica dos Cursos Técnicos de Restauração.

António Rui

É professor na Escola Profissional de Odemira desde setembro de 2011, é licenciado em direito desde o ano de 1997. Coordena a Universidade Sénior de Odemira desde setembro de 2013. Coordenou o Centro Novas Oportunidades da Fundação Odemira no ano de 2010. Além de professor também é advogado desde o ano 2000.

Formador desde o ano de 1999, tendo colaborado com diversos organismos públicos e privados, nomeadamente o Instituto do Emprego e Formação Profissional. Formador certificado pelo IEFP para ministrar o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores.

Artur Efigénio

Professor da EPO desde 2013, onde leciona as disciplinas de Área de Integração e História & Geografia. Possui o Mestrado em Ciências Sociais e Militares, tem a Pós-graduação em Avaliação de Desempenho e possui uma Licenciatura em História e outra em Ciências Militares. Tem o Curso de Gestão e Organização da Formação e o Curso de Planeamento, Gestão e Avaliação da Formação.

Dedicou a grande parte da sua carreira ao desempenho de funções no âmbito do Ensino e da Formação Profissional. Desempenhou no estrangeiro missões de Apoio à Paz ao serviço das Nações Unidas e de Cooperação Técnico-Militar na área do Planeamento e Gestão da formação.

Tem vários Trabalhos de Investigação publicados na área da formação militar, avaliação do desempenho e cidadania.

Augusto Lança

Fez a sua formação académica na Universidade de Évora onde se licenciou em Zootecnia e fez um doutoramento em Ciências Agrárias, na área da Nutrição Animal. Na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa realizou um mestrado em Produção Animal. Foi aluno dos Ciclos de Nutrição e Engenharia da Aquacultura do Mestrado em Aquacultura da Universidade do Algarve. Trabalhou como professor de Sistemas de Agricultura na Escola Superior Agrária do Instituto Politécico de Beja de 1999 a 2007 e professor voluntário nos primeiros cursos em português da Faculdade de Agricultura da Universidade Nacional de Timor Lorosa'e, em Dili, Timor-Leste, sendo aqui responsável pelas disciplinas de Ecologia e Zootecnia em 2003, 2006 e 2007.

Presentemente é professor das disciplinas de Agricultura e Aquacultura na Escola Profissional de Odemira.

Célia Silva

Professora na Escola Profissional de Odemira desde outubro de 2008, é licenciada em Matemática – Via Ensino pela Universidade Católica Portuguesa de Viseu. É ainda certificada em ECDL Core. A sua experiência profissional na docência tem passado pela formação de adultos no Centro de Novas Oportunidades e através de formações de UFCD`s nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Sociedade Tecnologia e Ciência.

Exerceu funções no Centro de Estudos onde desenvolveu trabalho na área da Estatística. Atualmente leciona a disciplina de Matemática nos diferentes níveis de ensino.

Edgar Canelas

Professor na Escola Profissional de Odemira desde Janeiro de 2011, é licenciado em Informática e Gestão pela Universidade de Évora.

Tem lecionado várias disciplinas na área das tecnologias da informação e comunicação, redes de computadores, programação, bases de dados e algumas disciplinas na área da Gestão. A sua experiencia profissional na docência tem passado também pela formação de adultos através do CNO e de diversas UFCD.

Além da docência, pertence ao departamento de informática da escola, sendo um dos responsáveis pelo parque informático da instituição, pela gestão da rede e das bases de dados, bem como pelo desenvolvimento de software.

Eunice Batista Grilo

Concluiu o curso do Ramo de Formação Educacional (pós-licenciatura) em Estudos Portugueses em 1998, pela Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

A sua experiência profissional passou pelo ensino da disciplina de português em escolas públicas, bem como na formação de adultos enquanto formadora no Centro de Novas Oportunidades (CNO), S@ber Ser Santiago Maior, Beja. Lecionou a disciplina de Português na Escola Profissional de Cuba, onde assumiu o cargo de diretora de turma. Deu aulas de alfabetização a adultos no Estabelecimento Prisional de Odemira através do método Alfalit e lecionou Português para Estrangeiros na Universidade Sénior de Odemira.

Fábio Medina

Psicólogo Clínico especializado em psicoterapia familiar. Coordena o Projeto AVIDAVALE que visa reduzir o isolamento social junto dos mais idosos que habitam nos locais mais remotos do concelho de Odemira.

Leciona Psicologia e Competências Básicas para a Vida.

Helena Ventura

Professora na Escola Profissional de Odemira desde setembro de 1993, é formada em Contabilidade e Administração pelo ISCAL. Tem uma pós-graduação em Contabilidade e efectuou a profissionalização em serviço em 2002, pela ESE Beja.

Exerceu funções no âmbito da Direcção Administrativa e Financeira da EPO e também de Técnico de Contas enquanto profissional liberal. Ao longo do seu percurso profissional tem leccionado várias disciplinas nas áreas técnicas dos cursos de Contabilidade, Gestão, Turismo e Comércio, assim como a disciplina de Economia na área Cientifica. Actualmente coordena o curso Técnico de Comércio.

Além da docência, dirige o departamento de Projectos e Candidaturas da escola, sendo responsável pelo planeamento, execução e controlo de diferentes projectos financiados pelo POPH.

Henrique Cardoso

Docente de Práticas Oficinais no curso profissional de Técnico de Manutenção Industrial na Escola Profissional de Odemira desde setembro de 2014. É formado em Engª. Mecânica (Fluídos e Processos) pela Academia de Estudos Superiores Técnico-Profissionais da SHELL/BP - Cape Town-Durban-Secunda. Entre 1970-1976 formou-se em Avaliação Continua para Project Manager and Project Engeneer. Possui ainda formação profissional na Indústria Pesada - Refinarias e Petroquímicas.

Como empresário conta com mais de 20 anos na atividade de fabrico e montagem de estruturas metálicas para fins industriais em Portugal e estrangeiro, destacando funções de Acessoria ou Direção em Projetos de envergadura como a construção da plataforma metálica para prospeção em Ambriz, Angola ou a fabricação e montagem de estruturas metálicas para ARIANE- fase 2 KOURU na Guiana Francesa.

Juliana Cardoso

Professora de Educação Física na Escola Profissional de Odemira desde o ano letivo 2006/2007.

- Licenciada em Educação Física e Desporto;


- Curso de ZUMBA (básico 1).

Karl Moosdorf

Docente de Práticas Oficinais e Tecnologias e Processos, nos cursos profissionais de Técnico de Energias Renováveis, na Escola Profissional de Odemira desde setembro de 2014.

É técnico de mecânica de automóveis e adquiriu experiência profissional na Mercedes Benz na Alemanha.

Residente em Portugal há cerca de 20 anos, fundou uma empresa na área das Energias Renováveis/ Aquecimento/ Bombagem.

Formou-se em Energia Solar no INETI (agora LNEG) em Lisboa, em 2002.

Em simultâneo, com as atividades na sua empresa e na Escola Profissional, é fundador da APESF (Associação das Empresas do Sector Fotovoltaico) e representa o setor em vários projetos na Comissão Europeia, em Bruxelas.

Lucrécia Ribeiro

Licenciada em Ciências Biofísicas pela Universidade de Évora, concluiu na mesma Universidade o mestrado em Ensino de Biologia e Geologia para o ensino secundário. Tem acumulado cargos de Diretora de Turma e Coordenação de Cursos. Possui experiência no reconhecimento da Flora espontânea da Península Ibérica.

Para enriquecimento como docente, salienta a experiência como docente no Estabelecimento Prisional de Odemira e o seu trabalho com crianças autistas. Atualmente leciona disciplinas na formação vocacional de Economia do Mar.

Madalena Silva

Professora na Escola Profissional de Odemira, é licenciada em Ensino da Biologia/Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Agronomia pelo Instituto Politécnico de Beja. Tem lecionado diferentes disciplinas na área das Ciências, Biologia, Agronomia e HST.

A sua experiencia profissional na docência tem passado também pela formação de adultos através do CNO e de diversas UFCD. Além da docência tem acumulado diversos cargos como Diretora de Turma e Coordenadora de Curso.

Atualmente é responsável pelo projecto Eco-escolas na Escola Profissional de Odemira.

Maria Moreira

Licenciada em Psicologia da Saúde, especializada em psicologia da gravidez, a desempenhar funções como coordenadora do Gabinete de Orientação Educativa e Profissional (GOEP) no Centro Escolar e Empresarial do Sudoeste Alentejano (EPO), em paralelo com a docência de duas disciplinas – Psicologia e Competência Básicas para a Vida na Escola Profissional de Odemira.

Desenvolveu projetos de apoio à comunidade de Odemira entre 2007 e 2010, nomeadamente na área da negligência parental.

Aprofundou estudos na área de intervenção psicossocial na emergência, bem como no tratamento do PTS (pós stress traumático), fobia, luto, pânico e depressão.

Raquel Cavaco

É professora na Escola Profissional de Odemira desde Setembro de 2010, é licenciada em Dietética pela Universidade do Algarve. Tem lecionado várias disciplinas na área da alimentação e de segurança alimentar.

A sua experiência profissional na docência tem passado também pela formação de diversas UFCD. Além da docência tem assumido cargos de Diretora de Turma e Coordenadora de Curso.

Rita Neves

É Professora na Escola Profissional de Odemira desde setembro de 2006. Tem formação na área da Hotelaria certificada pela Câmara de Turismo e Comércio de Hamburgo.

A sua experiência profissional passou pelo serviço desempenhado em hotéis e restaurantes na Alemanha exercendo funções de Chefe de Sala. Na EPO, leciona, na área técnica dos Cursos Técnicos de Restauração, a disciplina de Serviço de Mesa/Bar nos vários níveis de ensino. Desempenha ainda funções ao nível da coordenação de cursos.

Rute Nunes

Professora na Escola Profissional de Odemira desde Setembro de 2010, é licenciada em Química, ramo cientifico, pela Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa, profissionalização em serviço pela Universidade Aberta. Tem lecionado várias disciplinas na área da física e da química.

A sua experiencia profissional na docência tem passado também pela formação de adultos através do CNO e de diversas UFCD.

Susana Silva

É professora na EPO desde setembro de 2009. Concluiu a sua licenciatura no Ramo de Formação Educacional em L.L.M. Português/Inglês pela Faculdade de Letras de Lisboa em 2005. Tem experiência profissional como formadora externa de Comunicar em Língua Inglesa, Ensino de Português Língua Não-Materna pelo IEFP de Aljustrel e docente de Inglês nas AEC do 1ºciclo.

Desde o início da sua atividade na EPO, tem lecionado as disciplinas de Português e Inglês e assumido cargos de Diretora de Turma.

Vera Ramos

Professora na Escola Profissional de Odemira desde março de 2009, é licenciada em Estudos Portugueses – Formação Educacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e em Marketing Estratégico. A sua experiência profissional da EPO passou pela formação de adultos enquanto formadora no Centro de Novas Oportunidades (CNO), em UFCD`s e na Certificação de Aptidão Profissional.

Leciona, na área sociocultural, a disciplina de Português nos vários níveis de ensino e a disciplina de Comunicar em Ponto de Venda da área técnica do curso técnico de comércio.

Vitor Loução

Professor na Escola Profissional de Odemira desde Abril de 2007, é licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico de Beja. Tem lecionado várias disciplinas na área das redes de computadores, programação, bases de dados e tecnologias da informação e comunicação bem como coordenado os cursos da área da informática.

A sua experiencia profissional na docência tem passado também pela formação de adultos através do CNO e de diversas UFCD. Além da docência, coordena o departamento de informática da escola, sendo responsável pelo parque informático da instituição, pela gestão da rede e das bases de dados, bem como pelo desenvolvimento de aplicações.