logo epo

Escola Profissional de Odemira

25 anos a formar o futuro!


A Escola Profissional de Odemira forma profissionais desde 1990, tendo inserido centenas de técnicos qualificados no mercado de trabalho, demarcando-se dos demais pela sua qualidade técnica, profissionalismo e cidadania.



Atualmente, muito dos nossos alunos são filhos de ex-alunos, uma segunda geração, fruto do reconhecimento da competência do ensino e formação ministrada. Consideramo-nos uma referência no panorama da formação de jovens e adultos na Região Alentejo, reconhecimento inferido pelos nossos pares, uma vez que não paramos de inovar, empreender, crescer e incluir, respondendo às necessidades do tecido empresarial e das instituições que perfazem a nossa sociedade.

Cada vez mais, o Estado Português e as Instâncias Europeias obrigam o sistema educativo a trilhar caminhos do ensino dual, ensino estruturado em módulos, com grande competência técnica e profissionalizante, obrigando a que as escolas do ensino regular sigam as pisadas do ensino profissional. Prova real, é a descriminação positiva do ensino profissional e vocacional relativamente às suas congéneres, isto é, diplomando os alunos do ensino secundário dos cursos científico humanísticos com a certificação escolar equivalente ao 12º ano e qualificação profissional de nível III, e os alunos que saem das escolas profissionais, com a certificação escolar equivalente ao 12º ano e qualificação profissional de nível IV, visto bem, um degrau acima! A distinção não termina aqui, no próprio ensino superior, está comprovado que os alunos que seguem uma área afim no ensino universitário têm melhor rendimento nas disciplinas técnicas do curso que frequentam.


A nossa missão vai ao encontro de uma visão centrada nas necessidades empresariais, não formamos por formar, mas formamos para responder com soluções para as distintas variáveis que a sociedade propõe.


Deste modo, com o paradigma evolutivo atual, a nossa aposta na formação é centrada em três vetores estruturantes, o Turismo e a Hotelaria; a Indústria das Energias e Mecânicas; e a Agroindústria. Não obstante e pontualmente, também promovemos formação noutras áreas, respondendo às necessidades fugazes para a nossa região.

Assim, um jovem ao escolher fazer parte desta instituição tem a certeza de obter uma aprendizagem efetiva, ter acesso a Formações em Contexto de Trabalho nas melhores empresas do ramo e ter uma excelente preparação para integração no mercado de trabalho com follow-up constante por parte dos nossos Serviços de Psicologia e Orientação. Do mesmo modo, cria laços de amizade que perduram para a vida, efetivados numa escola harmoniosa, preocupada com cada ser enquanto indivíduo, com promoção de visitas e estágios pela Europa fora, atividades lúdico-desportivas constantes, participação em efemérides e concursos, que despertam para o empreendedorismo, literacia científica e empresarial, formando jovens equilibrados, sapientes no saber estar, ser e fazer. Em suma, formar cidadãos capazes de ajudar a construir uma sociedade, inteligente, inclusiva e sustentável. Por isso, o nosso lema é, Formando o futuro!


A Direção Pedagógica