logo epo

Tudo o que aconteceu em março na Escola Profissional de Odemira!

Alunos no Cineteatro Camacho Costa

No âmbito do programa Odete – Odemira Território Educativo, os alunos de CEF (Cursos de Educação e Formação) e de primeiro ano de todos os Cursos Profissionais, puderam assistir no cineteatro ao projeto “Os Lusíadas Como Nunca Trabalhados” pelo ator/encenador António Fonseca. Acompanhando o caminho marítimo para a Índia, feito pelos portugueses no século XV, António Fonseca, com recurso aos Lusíadas, fez referências a vários temas da sociedade levando, desta forma, a fomentar o gosto pela leitura e a cultura portuguesa aos nossos alunos.


Torneio Badminton EPO

No dia 5, entre as 10 e as 15 horas, decorreu no Pavilhão Desportivo Municipal, o Torneio de Badmínton da EPO. Os alunos foram divididos entre os escalões masculino e feminino e os vencedores, que ganharam um almoço no Restaurante Pedagógico, foram os alunos Diogo Oliveira, Sandro Matos, Daniel Eduardo, Ana Clara Martins, Mariana Duarte e Filipa Sobral, respetivamente.


World Skills Portugal 2018

Devido às condições climatéricas que se fizeram sentir em Beja, no último dia do campeonato das profissões, as provas foram canceladas. A EPO, representada pelo aluno Roberto Silva, finalista do Curso Profissional de Técnico de Restauração, ficou em 4º lugar.


Eventos das alunas finalistas de Comércio para a PAP (Prova de Aptidão Profissional)

Entre os dias 9 e 11 de Março, a aluna Cláudia Campos, apresentou o seu evento “O Passado e O Presente – O Património da Freguesia da Longueira/Almograve” que contou com uma exposição fotográfica na Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Longueira.

A aluna Nídia Silva realizou uma “Feirinha de Crepes” no bar da EPO – Edifício Vale Bom para a angariação de fundos para o seu evento final, a realizar em abril.

Cristiana Miguel, no dia 17 de março, na Casa do Povo de Relíquias apresentou o “Convívio Entre Gerações”. Um evento marcado por vários pequenos concertos de música tradicional alentejana, com várias exposições de artesanato local, de fotografia e com jogos tradicionais.

Daniela Maia e Jéssica Sobral trouxeram à escola um “Dia Saudável”, também no âmbito da sua PAP. No dia 21, pela manhã, decorreu um rastreio de excesso de peso, a cargo do dietista Daniel Martins do Centro de Saúde de Odemira, apoiado pela professora Raquel Cavaco. Após o rastreio, foi hora de dança. Numa sessão aberta a todo o público, “Danças Sempre Bem” deu lugar no Pavilhão Municipal Desportivo, promovida pela professora Juliana Cardoso. Às 14 horas, deu-se início a uma palestra de sensibilização para um estilo de vida saudável, também a cargo de Daniel Martins e Raquel Cavaco, a todos os alunos de primeiro ano dos cursos profissionais.


Life Charcos na EPO                    

A Engenheira Filomena Patrício da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Odemira, chegou até à EPO, a cargo do professor Artur Efigénio, às turmas do primeiro ano de Técnico de Restauração, Agropecuária e Comercial para nos apresentar o projecto Life Charcos, um projeto que visa a protecção dos charcos temporários mediterrânicos, únicos no nosso concelho. Uma visita a estes charcos está para breve!


Assembleia da República recebe alunas da EPO

As alunas Ana Clara Martins e Helena Brissos, do primeiro ano de Técnico de Restauração e Técnico Comercial respetivamente, foram eleitas na Sessão Distrital do Parlamento Jovem para representar o Distrito de Beja na Assembleia da República, com o tema “Igualdade de Género”.


EPO na 14ª Edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

Alguns dos alunos de CEF, primeiro e terceiro ano dos Cursos Profissionais representaram a EPO na 14ª Edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, no Externato de Penafirme, concelho de Torres Novas. O campeonato contou com 1951 alunos de 453 escolas do país.


Dia Internacional da Felicidade na EPO

No dia 20 de março celebrou-se o Dia Internacional da Felicidade e a EPO decidiu festejá-lo. Com o objetivo de aproximar a comunidade geral, o evento contou com a colaboração dos alunos da Escola Básica 2, 3 Damião de Odemira e com a Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, representados pela Associação de Estudantes.

Promovida pelos alunos do 9ºB da Escola Básica 2,3 Damião de Odemira, a “Orquestra da Felicidade” trouxe a sua música até à EPO, espalhando magia e felicidade. Passando pela Escola Secundária, seguiram caminho ao Edifício Horta dos Reis da EPO, onde ficaram a conhecer a “Árvore da Felicidade”, um projeto dos alunos de Artes da Escola Secundária, com o apoio do professor Gonçalo Condeixa. Os alunos das três escolas e alguns elementos da Universidade Sénior de Odemira escreveram palavras que deram o seguimento à árvore, alusivas ao tema “pequenas coisas do dia-a-dia que trazem a felicidade”.

Ainda no decorrer do mês foi proposto à comunidade que partilhasse nas suas redes sociais coisas que lhe façam felizes, utilizando o hashtag #felicidadeodemira.


EPO nas Jornadas Escolares 2018

Sabóia foi o ponto de encontro de todas as escolas do concelho de Odemira para as Jornadas Escolares 2018. No dia 20, um dia dedicado ao Desporto, contou com provas de Orientação e Andebol.

No dia seguinte, foram as Ciências Experimentais e a Expressão Plástica as temáticas principais. A EPO, acompanhada pelas professoras Célia Silva e Ariana Alexandre, participou na realização de várias experiências, ao longo do dia, e teve a oportunidade de participar na pintura de azulejos que deram fruto a um mural. Esta atividade contou com o apoio do professor Gonçalo Condeixa.

Dia 22, o último dia, teve lugar a Assembleia Municipal Jovem. Acompanhados do professor Artur Efigénio, a EPO representada pelos alunos Roberto Silva, Tânia Rodrigues e Renata Nunes, apresentaram o Projeto MeetMira, desenvolvido no âmbito da disciplina de Área de Integração, lecionada pelo mesmo professor. O projeto consistia, com o apoio do Município e de técnicos (professores, biólogos e engenheiros), fornecer viagens de barco a vários alunos de todas as escolas ao longo do Rio Mira, de modo a conhecerem a fauna e flora presente no nosso concelho. A proposta não foi aprovada, mas conseguimos um 2º lugar!


EPO em Santiago do Cacém

A Escola Profissional de Odemira marcou presença no Dia Aberto da Escola Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, no dia 3 de Abril. A EPO teve a oportunidade de apresentar a sua oferta formativa através de workshops, demonstrações de cocktails e outros serviços de restauração.


EPO em Ourique

A Escola Profissional de Odemira marcou presença na XII Feira do Porco Alentejano, em Ourique. Entre 23 a 25 de março, a EPO teve a oportunidade de apresentar a sua oferta formativa, dar a conhecer a realidade virtual e o seu restaurante.


Novos Cursos Profissionais

A Escola Profissional de Odemira apresenta a abertura de dois novos Cursos Profissionais Nível IV. Técnico de Apoio à Infância e Técnico de Animação Sociocultural juntam-se, desta forma, às pré-inscrições para a Oferta Formativa 2018/2019.

Os Cursos Profissionais da Escola Profissional de Odemira garantem o Diploma do Ensino Secundário (12º ano) e o Certificado de Qualificação Profissional de Nível 4. São eles:

  • Técnico/a de Apoio à Infância
  • Técnico/a de Animação Sociocultural
  • Técnico/a de Restaurante/Bar
  • Técnico/a de Cozinha/Pastelaria
  • Técnico/a de Produção Agropecuária
  • Técnico/a Instalador de Sistemas Fotovoltaícos
  • Técnico/a de Manutenção Industrial

Os Cursos de Educação e Formação são uma alternativa para quem quer concluir o 9.º ano de escolaridade e procura um ensino mais prático e flexível, garantindo não só o Diploma de Ensino Básico, como também o Certificado de Qualificação Profissional de Nível 2. 

  • Empregado de Restaurante/Bar
  • Operador de Máquinas Agricolas

PRÉ-INSCRIÇÕES ONLINE EM: http://epo-sa.pt/inscricoes.aspx

Os Cursos Profissionais são um dos percursos possíveis para conclusão da escolaridade obrigatória e são recomendados para alunos que procuram um ensino mais prático, caraterizado por uma forte ligação ao mundo profissional.