logo epo

Tudo o que aconteceu em abril na Escola Profissional de Odemira!

Eventos das alunas finalistas de Comércio para a PAP (Prova de Aptidão Profissional)

No Espaço Jovem de Odemira (Mercado Municipal), dia 6, realizou-se o evento da aluna Nídia Silva, “Dinamização de Atividades Para Crianças”. Os visitantes foram, maioritariamente, os alunos do Jardim de Infância Nª Srª da Piedade que contaram com diversas atividades. Entre elas, o desenho de um mural, jogos tradicionais, pinturas faciais e um insuflável na zona central do espaço para descarregarem toda a sua energia. 

A aluna Marta Domingos, no dia 23, encheu a Sala Exterior do Edifício Vale Bom, onde realizou um Workshop de Maquilhagem. Promovido por Carina Isabel Make Up, as participantes puderam, em primeira instância, identificar os diferentes tipos de pele e os cuidados a ter com a cada um. Posteriormente, com todas as ferramentas necessárias, puderam aprender as técnicas inovadoras da maquilhagem atual.

Já no final do mês, dia 30, a aluna Jéssica Ferro presenteou-nos com a Feira “Doces Miminhos”. Inaugurada logo pela manhã, esta feira abriu-nos o apetite com todos os produtos que apresentava: desde pastelaria diversa a crepes, waffles e compotas.

EPO integra órgãos sociais da ANESPO

A Escola Profissional de Odemira foi eleita como vogal do conselho fiscal da ANESPO – Associação Nacional das Escolas Profissionais, no passado dia 6 de abril, onde foi representada pelo Presidente do Conselho de Administração Paulo Barros Trindade, como membro efetivo e pelo Vogal do Conselho de Administração Paul Dolleman, como membro suplente.

Esta é uma oportunidade importante para que a EPO se aproxime mais das dinâmicas nacionais do ensino profissional, aumentando a sua capacidade de reivindicação por um maior grau de cumprimento por parte do Estado das responsabilidades assumidas com as escolas profissionais e por melhores condições para o ensino profissional.

Alunos visitam o Tribunal de Odemira

No âmbito da disciplina de Área de Integração, os alunos do último ano do Curso Profissional de Restauração visitaram o Tribunal de Odemira, onde assistiram na Sala de Audiências a um julgamento e fizeram uma visita guiada às instalações, incluindo às celas.

No final ouviram algumas explicações do Meritíssimo Juiz. Estes foram momentos de extrema importância para os jovens alunos tomarem contacto com o sistema de justiça português e a consequente penalização de atos criminosos.

Alunos do Curso Vocacional apresentaram as suas PAF (Provas de Aptidão Final)

Os alunos do Curso Vocacional de Economia e Tecnlogias da Terra apresentaram, no dia 19, as suas Provas de Aptidão Final, na Sala Exterior do Edifício Vale Bom.

Testemunho de um ex-aluno às turmas de primeiro ano de Restauração

Os alunos do primeiro ano do Curso Profissional de Restauração assistiram ao testemunho do ex-aluno Miguel Cristino, a convite das docentes Raquel Cavaco e Rita Neves.

Para além de ter referido todo o seu percurso escolar e profissional, Miguel Cristino falou sobre a entidade onde se encontra a trabalhar de momento, numa pousada pertencente ao Grupo Pestana. Para além de explicar todas as suas funções e a história do grupo, salientou que esta estância hoteleira prima, sobretudo, pela qualidade e pela atenção ao cliente.

No final da sessão mostrou aos nossos alunos como abrir uma garrafa de espumante com o auxílio de uma faca e ainda preparou um delicioso gin.

Semana Cultural EPO

A Semana Cultural da EPO, prevista no Plano Anual de Atividades, decorreu entre os dias 30 de abril e 4 de maio.

Neste último dia de abril, foi realizado o Torneio de Futebol de 7, promovido pela professora Juliana Cardoso e que recebeu não só alunos, como também professores e funcionários.

Na parte da tarde, no Edifício Vale Bom e em frente ao espaço escolar, os alunos puderam contar com vários jogos tradicionais. Estas actividades foram organizadas pelos alunos do segundo ano do Curso Profissional de Técnico Comercial, com a ajuda do professor Artur Efigénio.

Oferta Formativa EPO 2018/2019

A Escola Profissional de Odemira já se encontra a receber as pré-inscrições para a Oferta Formativa 2018/2019.

Os Cursos Profissionais da Escola Profissional de Odemira garantem o Diploma do Ensino Secundário (12º ano) e o Certificado de Qualificação Profissional de Nível 4. São eles:

  • Técnico/a de Restaurante/Bar
  • Técnico/a de Cozinha/Pastelaria
  • Técnico/a de Produção Agropecuária
  • Técnico/a de Manutenção Industrial
  • Técnico/a Instalador de Sistemas Fotovoltaícos
  • Técnico/a Comercial

Os Cursos de Educação e Formação são uma alternativa para quem quer concluir o 9.º ano de escolaridade e procura um ensino mais prático e flexível, garantindo não só o Diploma de Ensino Básico, como também o Certificado de Qualificação Profissional de Nível 2. 

  • Empregado de Restaurante/Bar
  • Operador de Máquinas Agricolas

PRÉ-INSCRIÇÕES ONLINE AQUI

Os Cursos Profissionais são um dos percursos possíveis para conclusão da escolaridade obrigatória e são recomendados para alunos que procuram um ensino mais prático, caraterizado por uma forte ligação ao mundo profissional.