logo epo

Tudo o que aconteceu em maio na Escola Profissional de Odemira!

Semana Cultural EPO

A Semana Cultural da EPO, prevista no Plano Anual de Atividades, decorreu entre os dias 30 de abril e 4 de maio. Na primeira semana de maio, a EPO contou com inúmeras atividades, palestras e workshops em diversas áreas.

A iniciar o mês de maio contámos com a segunda edição da Corrida Vertical da EPO. Esta corrida, feita em terreno inclinado e cronometrada, parte do Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira com meta no Moinho dos Ventos. A atividade foi promovida pela professora Juliana Cardoso e os três primeiros lugares foram destinados aos alunos Luís Mimoso, Francisco Guerreiro e Gabriel Amador, respectivamente.

No mesmo dia, da parte da tarde, deu-se um dos momentos mais icónicos da EPO, os MODELOS EPO 2018, patrocinado pela AMA – Agência de Modelos do Alentejo.

O Cineteatro Camacho Costa recebeu toda a comunidade escolar para o evento, repleto de moda, muita música, dança e com a boa disposição das nossas apresentadoras Daniela Pacheco e Raquel Guerreiro.

A concurso estiveram os alunos Jéssica Silva, António Guerreiro, Ana Clara Martins, Mihail Georgiev, Tatiana Estevam, David Silva, Nicole Rocha, Sudip Giri, Isabel Silva e Alexandru Radu.

Os grandes vencedores desta edição foram os alunos Ana Clara Martins e Mihail Georgiev. Para a categoria de Miss/Mister Simpatia, Isabel Silva e Sudip Giri; para Miss/Mister Fotogenia, Tatiana Estevam e Alexandru Radu.

Ainda contámos com as atuações do professor Tó Rui na guitarra portuguesa, com a Tuna da Universidade Sénior de Odemira, com as intérpretes Ana Clara Martins e Catarina Nascimento e na dança, as alunas Helena Brissos e Patrícia Cruz que mostraram os seus dotes de kizomba e também uma dança nepalesa, pelos alunos Shristi, Nita, Samren e Susan.

No dia seguinte, promovido pelo GOEP (Gabinete de Orientação Escolar e Profissional), as turmas da EPO participaram num Peddy Paper, pela vila de Odemira.

A atividade consistiu num percurso por vários pontos, em que para passar de posto para posto, os alunos tinham que decifrar, adivinhar ou descobrir onde estaria o objeto fotografado presente no bloco com as pistas. Em primeiro lugar ficaram as turmas do 1ºE e 1ºF que ganharam um delicioso almoço no nosso Restaurante Pedagógico.

Durante a semana, os alunos contaram ainda com algumas palestras e workshops, entre eles:

- Vitacress, pelo Dr. João Fradeira, director do Departamento de Vendas. Neste, para além de ter apresentado a Vitacress e os seus produtos, falou sobre a gestão de marcas e a importância que o Departamento de Marketing e o Departamento de Vendas têm neste aspeto, por exemplo, o porquê de escolher uma marca em detrimento de outra. Realizou ainda um jogo de perceção visual (com logótipos) cujo o objetivo foi demonstrar que a primeira coisa a ser percecionada são as cores e a forma, e só depois o texto. Deu como exemplo o reconhecimento de uma marca através da visão periférica.

A Vitacress é um dos parceiros de estágios da Escola Profissional de Odemira!

- Cozinha/Pastelaria, pelo sub chefe de cozinha do Tui Blue Falesia, em Albufeira, ex-aluno e atual formador da EPO, Avelino Pereira. Nesta palestra, os alunos para além de ficarem a conhecer um pouco do percurso do Avelino, puderam degustar também as suas especialidades no final.

- Sharish Gin, por António Cuco, destilador, criador da marca e diretor da empresa. Os alunos, maioritariamente dos Curso Profissional de Técnico de Restauração puderam saber um pouco mais sobre a criação da empresa e sobre o gin em questão.

António Cuco salientou que, após ter dado aulas numa escola profissional, decidiu optar pela produção de um produto. Mais concretamente, na destilação do gin e, mais tarde, da vodka. Referiu-nos ainda que desde a sua abertura, a empresa tem sido um sucesso.

Falou sobre o processo de destilação do gin e da vodka e, no final, deu-nos a provar um gin com as duas qualidades da sua produção.

- Sousa Prada & Filhos – Agropecuária Lda., a cargo dos irmãos Miguel e Susana Sousa Prado. Com o tema "Os Desafios da Agricultura", tendo em conta o aumento demográfico e a diminuição de espaços para a prática da agricultura.

Para além disso, realçou-se também a importância da mão-de-obra profissional nas empresas no que toca ao desenvolvimento tecnológico das ferramentas na agricultura e, por fim, referiu-se também a urgência de utilizar essa tecnologia para combater algumas pragas, a título de exemplo na palestra, da acácia.

- Adega Cooperativa da Vidigueira. Foi mostrado aos alunos um pequeno vídeo que relata a história da Adega e que descreve todo o processo do vinho - desde o cacho até à garrafa.

Passado o vídeo, foi hora da prova organolética. Todos os alunos e professores presentes puderam, de acordo com as indicações dadas pela Engenheira Sandra Silva e Luís Borges, fazer a prova de dois vinhos distintos. Entre as provas do branco e tinto, foram dadas algumas explicações sobre os diferentes tipos de aromas, acidez, cor, entre outros elementos essenciais a uma prova.

As castas de vinhos utilizados para a prova foram o Antão Vaz de 2017 (branco) e o Turiga Nacional 2015 (tinto).

Durante o último dia de Semana Cultural, realizou-se o Torneio de FIFA 2018 organizado pelos alunos do primeiro ano do Curso Profissional de Informática de Sistemas, promovido pelo professor Vítor Loução. Nos intervalos do torneio, os alunos tinha à sua disposição a Realidade Virtual.

A final foi disputada entre os alunos João Gonçalves e Daniel Diogo, tendo vencido o João, ambos do último ano do Curso Profissional de Manutenção Industrial.

No decorrer da semana, estavam abertas as portas para a exposição "No Limiar do Efémero" por Artur Efigénio.

A realização dos cartazes, convites e a organização de tarefas a realizar na exposição (desde a administração à decoração) deveu-se ao trabalho dos alunos do 2ºE (Técnico Comercial).


EPO na conferência “Estereótipos de Género”

A Escola Profissional de Odemira esteve presente na conferência subordinada ao tema: Estereótipos de Género, no Cineteatro Camacho Costa. Esta conferência foi organizada pelo Município de Odemira e pela Associação Capazes.

Está a decorrer um concurso de fotografia, vídeo e texto “Capazes pela Igualdade” até ao dia 16 de julho. Sabe mais e concorre aqui.


Provas de Aptidão Profissional

Maio foi um mês que contou com várias apresentações das Provas de Aptidão Profissional dos alunos da Escola Profissional de Odemira. Os alunos dos Curso Profissional de Técnico de Comércio apresentaram ao júri, composto pelas docentes Célia Silva, Ana Paula Pereira, Isabel Tavares, Susana Ferreira, Ana Lourenço e, a convite da docente Ana Lourenço, o Sr. Mário Santana do Clube Rotas do Sudoeste, os vários projetos de criação de empresas e produção de eventos.

Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Manutenção Industrial apresentaram também os seus projetos elaborados para as provas de final de curso. Entre os projetos apresentados pelos alunos estão, por exemplo, uma nora elétrica, uma ponte hidráulica e um candeeiro que acende através de sons. Como jurados, nesta apresentação, contámos com os docentes Célia Silva, Paulo Loução, Ana Paula Pereira, Susana Ferreira e, a convite da docente Célia Silva, o Sr. José Franscisco da empresa Transmissãosado. 

Enquanto isso, os alunos do Curso Técnico de Restauração – Vertente de Cozinha e Pastelaria e Restaurante e Bar - demonstraram as capacidades adquiridas ao longo de três anos de formação, no Restaurante Pedagógico Horta dos Reis. Aqui, os alunos de Cozinha e Pastelaria puseram em prática as suas ementas e, com a ajuda dos colegas de Restaurante e Bar, serviram as deliciosas iguarias a todos os convidados.

Como jurados contámos com as docentes Isabel Tavares, Raquel Cavaco, Susana Ferreira, Ana Lourenço, Ana Pereira e, a convite da EPO, a ex-aluna de Restauração, Soraia Valério.


Dia da Europa na EPO

No dia 9 de maio, a Escola Profissional de Odemira comemorou o Dia da Europa. No âmbito da disciplina de Área Técnica, a cargo do professor Artur Efigénio, os alunos das turmas 1ºE e F (Produção Agropecuária e Comércio, respetivamente), construíram uma montra na Sala de Professores com as bandeiras pertencentes à União Europeia.

Para as comemorações ainda se expôs, ao longo das escadas do Edifício Vale Bom, uma breve cronologia sobre a União Europeia. Na parte da tarde, içou-se a Bandeira da UE ao som do “Hino da Alegria” e a Bandeira Nacional, acompanhado pelo Hino “A Portuguesa”. Pelas 14 horas, na Sala Exterior, deu lugar a conferência "Europa, que caminhos?", promovida pelo professor Artur Efigénio.


Entrega de tablets aos alunos do primeiro ano

Os alunos do primeiro ano de todos os Cursos Profissionais da Escola Profissional de Odemira foram surpreendidos este mês de maio e receberam os seus tablets pelos docentes Ana Paula Pereira, Helena Ventura, Vítor Loução, Fábio Oliveira e por Pedro Pinto Leite.


EPO a “Limpar Odemira”

No dia 11 de maio, Odemira foi o palco para a acção de limpeza “Limpar Odemira”, promovida pelo Município. A EPO juntou-se a esta iniciativa, recolhendo todo o lixo envolvente no espaço escolar e em redor do mesmo. Esta acção é inserida no âmbito do Programa Bandeira Azul com o objetivo de mobilizar a população para a defesa do meio ambiente e consciencializar a população para uma atitude ambiental.


EPO no Parlamento dos Jovens

As nossas deputadas, Ana Clara Martins e Helena Brissos, eleitas na Sessão Distrital do Parlamento de Jovens, em Beja, rumaram à Assembleia da República para a sessão plenária sobre o tema anual, “Igualdade de Género”, nos dias 14 e 15 de maio.

A acompanhar as nossas deputadas, contámos com a jornalista Jéssica Silva que irá participar no concurso “Reportagem Parlamento dos Jovens” e com o professor Artur Efigénio, que implementou e acompanhou o projeto nas suas diferentes fases.

Já na AR, para além de acompanharem as medidas das outras comissões distritais na Sala de Sessões, a nossa equipa teve o prazer de visitar todas as instalações do Palácio de São Bento.

No segundo dia, após as boas-vindas por parte da Vice-Presidente da Assembleia da República, houve a uma sessão de perguntas aos Deputados. Foi ainda efetuado o próprio debate e votação das medidas propostas por cada comissão distrital apurada, onde esteve presente o Ministro da Educação e o Secretário de Estado da Juventude e Desporto.

O distrito de Beja, para além das nossas alunas, foi composto por mais dois alunos das escolas secundárias de Aljustrel e Castro Verde.


EPO nas Atividades de Educação Ambiental

A turma do 2ºE teve a oportunidade de participar nas Atividades de Educação Ambiental sob a supervisão do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GOETA) e com o apoio do Município de Odemira.

Esta atividade contou com a monitorização e caracterização de faixas costeiras na época pós-balnear, mas que também permitiu molhar os pés e até dar alguns mergulhos.


EPO na InForma

A Escola Profissional de Odemira esteve presente na InForma, uma mostra com apresentações, demonstrações e workshops sobre educação, formação e emprego, nos dias 17 e 18 de maio, em Sines.

Nas demais demonstrações práticas que ocorreram, a EPO esteve presente com provas de showcooking a cargo do formador Avelino Pereira com dois dos nossos alunos. No nosso stand, os visitantes puderam experimentar a Realidade Virtual, na PlayStation 4.

A organização é uma parceria entre a Câmara Municipal de Sines, o SinesTecnopolo e um projeto coordenado pela Santa Casa da Misericórdia de Sines, co-financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social com fundos do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu.


EPO nas escolas & escolas na EPO

Durante o mês de maio, no âmbito da Oferta Formativa 2018/2019, a Escola Profissional de Odemira recebeu os alunos de 9º ano das escolas básicas de Odemira e Sabóia. Quem assistiu, pode ficar a saber informação detalhada sobre os Cursos Profissionais que irão abrir já no próximo ano letivo; sobre os estágios a realizar nos mesmos e, por fim, visitaram todas as instalações da escola.

As escolas básicas de Aljezur, Vila do Bispo, Alvalade, Cercal e Colos receberam-nos para ficarem a conhecer também um pouco da EPO, dos seus cursos e dos estágios que oferece!


A EPO a apanhar umas ondas

No dia 30, os alunos Ana Clara Martins, Luís Mimoso, Gabriel Ramos, Mihail Georgiev com a professora Juliana Cardoso, participaram numa atividade de Bodyboard, na praia da Zambujeira do Mar, dinamizada pelo Centro de Formação de Surf da Escola Secundária de Odemira, promovida pela professora Ana Rosa e com a ajuda do monitor, Francisco Garrett.


Oferta Formativa EPO 2018/2019

A Escola Profissional de Odemira já se encontra a receber as pré-inscrições para a Oferta Formativa 2018/2019.

Os Cursos Profissionais da Escola Profissional de Odemira garantem o Diploma do Ensino Secundário (12º ano) e o Certificado de Qualificação Profissional de Nível 4. São eles:

  • Técnico/a de Restaurante/Bar
  • Técnico/a de Cozinha/Pastelaria
  • Técnico/a de Produção Agropecuária
  • Técnico/a de Manutenção Industrial
  • Técnico/a Instalador de Sistemas Fotovoltaícos
  • Técnico/a Comercial

Os Cursos de Educação e Formação são uma alternativa para quem quer concluir o 9.º ano de escolaridade e procura um ensino mais prático e flexível, garantindo não só o Diploma de Ensino Básico, como também o Certificado de Qualificação Profissional de Nível 2. 

  • Empregado de Restaurante/Bar
  • Operador de Máquinas Agricolas

PRÉ-INSCRIÇÕES ONLINE AQUI

Os Cursos Profissionais são um dos percursos possíveis para conclusão da escolaridade obrigatória e são recomendados para alunos que procuram um ensino mais prático, caraterizado por uma forte ligação ao mundo profissional.