logo epo

A Escola Profissional de Odemira (EPO) recebeu a visita oficial do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Dr. João Grancho para a sessão solene de abertura do ano letivo 2014/2015

A cerimónia decorreu no passado dia 19 de setembro no Cineteatro Camacho Costa e estiveram presentes, entre outros ilustres convidados, o Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, Alexandra Vilela, Diretora Executiva do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) e João Araújo, Presidente do Instituto do Desporto e Juventude do Alentejo.

Os discursos de abertura e de boas-vindas foram proferidos por Paulo Barros Trindade, Presidente do Conselho de Administração da EPO – Centro Escolar Empresarial do Sudoeste Alentejano (EPO-CEESA), entidade proprietária da Escola Profissional de Odemira e pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Odemira.

O Sr. Secretário de Estado inaugurou formalmente o ano lectivo e realçou o valor do ensino profissional e do trabalho realizado pela Escola Profissional, realçando as elevadas taxas de empregabilidade dos cursos e o facto de ser uma das poucas escolas profissionais onde existe aumento do número de alunos. De acordo com o Sr. Secretário de Estado, cerca de 44% dos alunos do ensino secundário encontram-se, este ano, no ensino profissionalizante, sendo que uma parte seguirá para o mercado de trabalho e a outra para o ensino superior. Reforçou ainda a ideia da necessidade de alterar a oferta de ensino de forma a este suprir as necessidades do mercado de trabalho que, ano após ano, têm dificuldade em encontrar mão-de-obra qualificada. Realçou também que a regulamentação comunitária aplicável ao novo quadro comunitário estará praticamente pronta.

O Sr. Secretário de Estado terminou a sua visita à Escola Profissional de Odemira, realçando a importância da ligação da Escola ao mercado empresarial e reforçando que o futuro do ensino profissional passa por este modelo.

Premiados alunos e turmas referentes ao ano letivo 2013/2014

Sob o lema de Aristóteles “A grandeza não consiste em receber as honras, mas em merecê-las ” foram premiados vários alunos e turmas referentes ao ano letivo 2013/2014.

Subiram ao palco para receber os prémios, os alunos Diogo Mira – Prémio Atitude -, o aluno João Pacheco Duarte – Prémio Compromisso – e, por fim, a aluna Kátia Fernandes, do Curso Técnico de Gestão foi a vencedora do Prémio de Mérito.

A turma do Curso Técnico de Energias Renováveis / Técnico de Manutenção Industrial - Triénio 2013 – 2016 foi distinguida com o prémio Melhor Turma e o Prémio Dinamismo foi entregue à turma do Curso Técnico de Energias Renováveis - Triénio 2012/2015.

O evento teve ainda a colaboração da turma do 1ºC que participou na receção a todos os convidados.