logo epo

Tudo o que aconteceu em abril na Escola Profissional de Odemira!


EPO abre inscrições para Cursos Profissionais

A Escola Profissional de Odemira já abriu inscrições para o ano letivo 2017/2018, com vagas nos cursos de Animação Turística, Informática de Sistemas, Energias Renováveis, Economia e Tecnologias da Terra, Máquinas Agrícolas, Comércio, Restaurante e Bar e Cozinha e Pastelaria. Cursos Profissionais e Cursos de Educação e Formação são a grande aposta da EPO e uma opção para quem procura um ensino mais prático e caraterizado por uma forte ligação ao mundo profissional.


EPO na Futurália 2017

A Escola Profissional de Odemira foi convidada pela Agência para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) a estar presente na Futurália - Feira de Educação, Formação e Orientação Educativa, de 29 de Março a 1 de abril, no Parque das Nações, em Lisboa. A Escola dinamizou a sua presença através de ações de restauração, nomeadamente através da confeção de sumos com base de agrião e patês de atum com iogurte natural.


EPO no Dia do Ensino Profissional

A Escola Profissional de Odemira esteve no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em Lisboa, no dia 3 de abril, para a terceira edição do Dia do Ensino Profissional. Este evento, organizado pela ANQEP em articulação com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), juntou cerca de 5 mil pessoas, entre alunos, formandos e professores, de dezenas de escolas e entidades formadoras de todo o país.


Alunos da EPO visitam Alqueva

Os alunos do primeiro ano do curso de Manutenção Industrial visitaram, no dia 28 de março, a Central Fotovoltaica de Amareleja e a Barragem de Alqueva. A organização desta visita de estudo esteve a cargo do professor Karl Moosdorf, que acompanhou os estudantes da Escola Profissional de Odemira neste contato direto com a eletromecânica e os sistemas solares fotovoltaicos.


EPO em Santiago do Cacém

A Escola Profissional de Odemira marcou presença no Dia Aberto da Escola Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, no dia 3 de abril. A EPO teve a oportunidade de apresentar a sua oferta formativa através de workshops, demonstrações de cocktails e outros serviços de restauração.


Showcooking com Chef Ricardo

A Escola Profissional de Odemira esteve presente na Feira de Hotelaria e Restauração Makro, em Albufeira. O Diretor dos Serviços de Restauração da Escola Profissional de Odemira, Duarte Silva, e o aluno de 3º ano do Curso Técnico de Restauração, Afonso Correia, participaram no Showcooking com o Chef Ricardo, que apresentou receitas deliciosas com assinatura Vitacress.


EPO nas Jornadas Escolares 2017

A Escola Profissional de Odemira marcou presença nas Jornadas Escolares do Município de Odemira, entre os dias 27 e 31 de março, em Vila Nova de Milfontes. A edição de 2017 teve lugar no Colégio Nossa Senhora da Graça e mobilizou cerca de 1300 alunos de várias escolas do concelho para uma série de atividades culturais e desportivas. Os alunos da EPO participaram nas aulas de Canoagem, na caminhada pelos trilhos da Rota Vicentina e apoiaram a aluna Mónica Franco e os colegas do Grupo de Cante no Concurso de Talentos. A Escola Profissional de Odemira foi ainda a grande vencedora da Prova de Orientação.


Alunos da EPO visitam Porto de Sines

Os alunos do Curso Vocacional de Economia do Mar visitaram, no dia 7 de abril, o Porto de Sines. A organização desta visita esteve a cargo das professora Madalena Silva e Rute Nunes, que acompanharam os estudantes da Escola Profissional de Odemira numa visita guiada a um dos maiores portos de Portugal, um porto de águas profundas e de extrema importância para a economia nacional.


Finalistas de Comércio apresentam Provas de Aptidão Profissional

Os alunos do Curso Técnico de Comércio da Escola Profissional de Odemira começaram no final mês de Março a apresentar as partes práticas das suas Provas de Aptidão Profissional.
O aluno Nuno Pereira apresentou como projeto final o workshop “Bicicleta de Estrada versus BTT” e organizou um passeio de bicicleta com vários alunos da EPO. A aluna Ângela Mendonça organizou também um workshop, desta vez subordinado ao tema da Defesa Pessoal. O evento contou com a participação da Dr.ª Sónia Carvalho do Gabinete de Apoio à Vítima e ao Agressor (GAVA) do Concelho de Odemira, que chamou a atenção para a importância deste tema.
Já no mês de abril, a aluna Telma Rodrigues organizou, em Santa Clara-a-Velha, um convívio com música ao vivo. A iniciativa resultou da parceria com o projeto “A Vida Vale – uma iniciativa de combate à solidão vivida pela população idosa que habita nas zonas mais isoladas do Concelho de Odemira. Também a aluna Micaela Pedro organizou um evento com os mais velhos. No dia 26 de abril, a aluna levou os idosos do Centro de Dia de São Luís para um passeio de barco pelo Rio Mira. A aluna Adriana Santos apresentou também a parte prática da sua Prova de Aptidão Profissional. O seu projeto final de curso, desenvolvido no âmbito da área técnica de Vitrinismo, consistiu na criação de uma montra onde expôs o seu Guia de Apoio ao Comércio Local.


Tráfico de Seres Humanos em debate na EPO

Os alunos da Escola Profissional de Odemira participaram, no dia 20 de abril, numa série de sessões de sensibilização sobre o Tráfico de Seres Humanos, promovidas pela Associação para o Planeamento da Família. O objetivo destas sessões foi alertar os alunos para o fenómeno do Tráfico de Seres Humanos, para que possam colaborar na prevenção, sinalização e denúncia de presumíveis vítimas.


25 de Abril na EPO

Os alunos da Escola Profissional de Odemira assistiram, no dia 24 de abril, a uma palestra sobre a Revolução do Cravos, promovida pelo professor Artur Efigénio.


EPO recebe Universidade do Algarve

A Universidade o Algarve (UAlg) esteve na Escola Profissional de Odemira, no dia 27 de abril, para divulgação da sua formativa para o ano letivo 2017/2018. Foram apresentados aos alunos os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), uma opção para quem pretende prosseguir os estudos no ensino superior através de uma formação orientada para o mercado de trabalho.


EPO na Feira das Amoreiras

A Escola Profissional de Odemira marcou presença nas Festas de Maio – XIV Feira do Interior do Concelho de Odemira. Entre 29 de abril e 1 de maio, a EPO teve a oportunidade de apresentar a sua oferta formativa em Amoreiras-Gare.