logo epo

Tudo o que aconteceu em maio na Escola Profissional de Odemira!

Inscrições Abertas: Cursos Profissionais EPO

A Escola Profissional de Odemira já abriu inscrições para o ano letivo 2017/2018, com vagas nos cursos de Animação Turística, Informática de Sistemas, Energias Renováveis, Economia e Tecnologias da Terra, Máquinas Agrícolas, Comércio, Restaurante e Bar e Cozinha e Pastelaria. Cursos Profissionais e Cursos de Educação e Formação são a grande aposta da EPO e uma opção para quem procura um ensino mais prático e caraterizado por uma forte ligação ao mundo profissional.


Provas de Aptidão Final

Maio foi um mês repleto de apresentações das Provas de Aptidão Profissional dos alunos da Escola Profissional de Odemira. Os alunos dos Cursos Técnico de Comércio apresentaram ao júri, nos dias 25 e 31 de maio, vários projetos de criação de empresas e produção de eventos. Enquanto isso, os alunos do Curso Técnico de Restauração – Vertente de Cozinha e Pastelaria e Vertente de Restaurante e Bar - demonstraram as capacidades adquiridas ao longo de três anos de formação, no Restaurante Pedagógico Horta dos Reis. Os alunos do Curso Técnico de Manutenção Industrial também apresentaram, no dia 18 de maio, projetos elaborados para as provas de final de curso. Entre os projetos apresentados pelos alunos estão, por exemplo um drift trike ou um carregador eólico.


Provas de Aptidão Final do Curso Vocacional de Restauração

Os alunos do Curso Vocacional de Restauração - Vertente de Cozinha e Pastelaria – apresentaram, no dia 31 de maio, as suas Provas de Aptidão Final. Salada de Camarão com Queijo Feta, Trufas de Rúcula e Chocolate e Pêras Bêbadas com Chantilly de Banana foram apenas alguns dos pratos confecionados pelos alunos finalistas da Escola Profissional de Odemira.


Madeira recebe alunos da EPO

O Eurico Lourenço, o Leandro Palma e o Miguel Carrapiço embarcaram, no dia 31 de maio para a ilha da Madeira. O Vila Baleira Porto Santo-Wellness Resort & Thalasso Spa foi o local escolhido para o estágio final dos alunos do 3.º ano do curso de Manutenção Industrial.


EPO na Santiagro

A Escola Profissional de Odemira esteva presente na Santiagro 2017 - 30.ª Feira Agropecuária e do Cavalo, nos dias 25, 26, 27 e 28 de maio, em Santiago do Cacém, com vários workshops e showcookings. Os alunos dos Cursos de Restauração fizeram as delícias de quem passava pelo stand da EPO ao confeccionarem crepes, espetadas de fruta e refrescos para os visitantes. Já o Emanuel Guerreiro, ex-aluno e formador da área técnica de cozinha na EPO, orientou três workshops onde ensinou a confeccionar peito de frango recheado com espinafres e crosta de sementes de chia, acompanhado de cenouras baby caramelizadas e salada de agrião, panna cotta de queijo de cabra com frutos vermelhos e costeletas de borrego com crosta alentejana e batatas salteadas. A acompanhá-lo esteve a Ana Rita, aluna do 2.º ano do Curso Técnico de Restauração e o Duarte Silva, responsável pela área de Restauração da Mirabusiness.


Visita de Estudo ao LNEG e El Corte Inglés

Os alunos do Curso Técnico de Manutenção Industrial e os alunos do Curso Técnico de Comércio visitaram, no dia 23 de maio, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e o El Corte Inglés, em Lisboa.


EPO na InForma

A Escola Profissional de Odemira esteve presente na InForma, uma mostra com apresentações, demonstrações e workshops sobre educação, formação e emprego, nos dias 18 e 19 de maio, em Sines.


EPO no aniversário da Maravilha Farms

Os alunos do Curso Técnico de Restauração realizaram, no dia 15 de maio, em parceria com a Mirabusiness, o serviço de catering do 10.º aniversário da Maravilha Farms, empresa agrícola de frutos vermelhos do concelho de Odemira. O evento contou com a presença do Sr. Primeiro Ministro António Costa e do Sr. Ministro da Agricultura Capoulas Santos.


EPO recebe Escolas do Concelho de Odemira

A Escola Profissional de Odemira recebeu, dia 18 de maio, a visita dos alunos da Escola Básica Aviador Brito Paes, em Colos, e dos alunos da Escola E.B. 2,3 Damião de Odemira. A visita, realizada pelos alunos de Comércio e pela professora Maria Moreira, terminou com um almoço e um lanche, respectivamente, no Restaurante Pedagógico “Horta dos Reis”. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de preparar e degustar cocktails sem álcool e aprender a fazer diferentes tipos de dobras em guardanapos.


IPBeja na EPO

O Instituto Politécnico de Beja esteve na EPO, no dia 15 de maio, para divulgação da sua oferta formativa para o ano letivo 2017/2018, nomeadamente dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP). Os CTeSP são formações superiores com a duração de dois anos, orientadas para o mercado de trabalho, que incluem um semestre de estágio numa empresa. São cursos de nível 5 no Quadro Nacional de Qualificações, que conferem o Diploma de de Técnico Superior Profissional.


Dia da Europa na EPO

No dia 9 de maio comemorou-se o Dia da Europa e os alunos da Escola Profissional de Odemira festejaram a paz e a unidade do continente europeu.


EPO no Moche Tour Agarra a Vida

O Tour Agarra a Vida é um projeto de responsabilidade social que comunica estilos de vida saudáveis e que promoveu, no dia 4 de maio, em Odemira, uma actividade para mostrar aos jovens do Concelho que através de desportos radicais, como o Skate, BMX e Patins em Linha, é possível correr riscos, passar momentos divertidos com os amigos e sentir adrenalina de uma forma saudável e sem necessitar de drogas.