Inglês – Continuação

Inglês

Desenvolva as suas competências comunicativas por meio de estratégias orientadas à produção e à compreensão oral e escrita da língua inglesa.

Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos que permitem comunicar corretamente em Inglês, dominando as regras básicas de conversação, as estruturas gramaticais e utilizando de forma adequada o vocabulário da língua inglesa.

50 horas | Horário Pós-laboral

Local: Escola Profissional de Odemira

Formação Gratuita

Formação financiada com direito a subsídios de alimentação e transporte, de acordo coma legislação em vigor

Data de Início: 11 JANEIRO

Segundas e quintas feiras, das 18:30h às 21:30h

Objetivos

  • Desenvolver conhecimentos já adquiridos de língua estrangeira, ao nível da gramática, vocabulário, pronúncia, compreensão e produção oral e escrita.

Conteúdos

Competências de interpretação

 

Ouvir/Ver

  • Compreensão de discursos fluidos e capacidade de seguir linhas de argumentação dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros módulos de formação;
  • Compreensão de noticiários e programas de atualidade sobre assuntos correntes, em suportes variados;
  • Compreensão de informações sobre tópicos do quotidiano e relacionados com o trabalho;
  • Identificação de aspetos gerais e específicos de mensagens orais.

 

Ler

  • Compreensão de diversos tipos de texto, dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, recorrendo, de forma adequada, à informação visual disponível, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros módulos de formação;
  • Compreensão de textos extensos, de carácter literário e não literário;
  • Compreensão de informações técnicas, como livros de instruções e folhetos informativos, entre outros, de equipamentos usados no dia-a-dia;
  • Leitura de textos de forma autónoma, apropriando-se do texto lido através da utilização de pausas, inflexões e velocidades diferentes, de forma a criar expressividade na leitura;
  • Leitura e interpretação de textos longos de forma a reunir e cruzar informações de fontes diversas;
  • Leitura e interpretação de textos literários de autores de mérito e impacto reconhecidos.
    Compreensão de instruções escritas complexas

 

Competências de produção

 

Falar

  • Interação eficaz em língua estrangeira, participando ativamente em discussões dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, defendendo pontos de vista e opiniões, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras situações de aprendizagem formal, informal e não formal;
  • Mobilização de recursos linguísticos de forma a relacionar informação proveniente de fontes e áreas diversificadas;
  • Resumo e síntese de informação de modo lógico e coerente;
  • Exposição oral de raciocínios, opiniões, ideias e ideais de forma estruturada e sustentada com argumentação adequada;
  • Construção de respostas estruturadas e coerentes recorrendo a mecanismos de encadeamento de conversação.

 

Escrever

  • Elaboração de textos claros e variados, de modo estruturado, atendendo à sua função e destinatário, dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros módulos de formação;
  • Mobilização de recursos linguísticos de forma a relacionar informação proveniente de fontes e áreas diversificadas;
  • Resumo e síntese de informação de modo lógico e coerente;
  • Registo de notas como forma de regulação do quotidiano;
  • Produção de textos de carácter autobiográfico: cartas, memórias, diários;
  • Produção de textos de carácter transacional;
  • Descrição de experiências, sentimentos e acontecimentos do contexto pessoal, profissional ou institucional;
  • Produção de textos de reflexão crítica e argumentativa sobre assuntos de carácter abstrato, relacionados com as suas vivências, o seu ideário e, sempre que possível, cruzados com as temáticas dos diversos módulos de formação