Inglês

Desenvolva as suas competências comunicativas por meio de estratégias orientadas à produção e à compreensão oral e escrita da língua inglesa.

Hoje em dia, vivemos num contexto de complexa diversidade e saber comunicar em Inglês será sempre uma mais-valia. E por isso, o Centro de Formação da Escola Profissional de Odemira pensou num curso para quem procura apurar o seu conhecimento básico da língua inglesa.

50 horas | Horário Pós-laboral

Início: 25 fevereiro

Terças e Quintas das 18:30h às 22:00h

Formação Gratuita

Com direito a subsídio de alimentação, de acordo com a legislação em vigor

E-Learning

Objetivos

  • Trata-se de um nível de “iniciação”, pelo que se destina a adultos que não tenham quaisquer noções estruturadas de uma língua estrangeira.

Conteúdos

Competências de interpretação

 

Ouvir/Ver

  • Compreensão de textos simples, breves e claros relacionados com aspetos da vida quotidiana e/ou com as áreas de interesse dos adultos
  • Compreensão das ideias gerais de um texto em língua corrente sobre aspetos relativos aos tempos livres, bem como a temas atuais e assuntos do interesse pessoal e/ou profissional dos adultos, quando o discurso é claro, pausado e adequado ao seu nível linguístico
  • Compreensão do conteúdo informativo simples de material audiovisual (entrevista, conversa telefónica, conversa informal entre pares, outros).

 

Ler

  • Compreensão de textos curtos e simples sobre assuntos do quotidiano, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos;
  • Detecção de informação previsível concreta em textos simples de uso comum (conversa telefónica, entrevista, outros);
  • Compreensão de textos simples em língua corrente sobre assuntos do quotidiano e relacionados com as áreas de formação e/ou atividade profissional dos adultos;
  • Percepção de acontecimentos relatados, assim como sentimentos e desejos expressos;
  • Comunicação em situações do quotidiano implicando troca de informação simples e direta sobre assuntos e atividades correntes, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos;
  • Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos;
  • Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade.

 

Competências de produção

 

Falar/Escrever

  • Uso de frases simples e curtas para falar da família, dos outros e do seu percurso pessoal, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos;
  • Produção, simples e breve mas articulada, de enunciados para narrar, descrever, expor informações e pontos de vista;
  • Comunicação em situações do quotidiano que exigem apenas troca de informação simples e direta sobre assunto e atividades correntes;
  • Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos;
  • Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade;
  • Escrita de textos curtos e simples relacionados com aspetos da vida quotidiana;
  • Escrita de textos simples e estruturados sobre assuntos conhecidos e do seu interesse;
  • Intervir tendo em conta que os percursos individuais são afetados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível da cultura, da língua e da comunicação;
  • Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação;
  • Formular opiniões críticas mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais;
  • Identificar os principais fatores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação;