logo epo

Tudo o que aconteceu em fevereiro na Escola Profissional de Odemira!

Dia de São Valentim na EPO

Os alunos do primeiro ano do Curso Profissional de Técnico Comercial organizaram o evento “Presente para o Dia dos Namorados” com o objetivo de promover, comercializar e vender produtos alusivos à quadra. Os alunos de segundo ano, do mesmo curso, organizaram também a “Feira do Amor” recheada de crepes, bolos, doces e rifas com prémios.


Alunos da EPO visitam o Centro de Congressos de Lisboa, Museu da Electricidade e Oficinas de Manutenção da TAP

No âmbito da disciplina Comercializar e Vender, os alunos do segundo e terceiro ano do Curso Profissional de Técnico Comercial visitaram o Centro de Congressos de Lisboa e o Museu da Eletricidade, no dia 15. A visita de estudo realizou-se a cargo das professoras Ana Lourenço e Susana Ferreira.

No mesmo dia, os professores Paulo e Vítor Loução acompanharam os alunos finalistas de Técnico de Manutenção Industrial às Oficinas de Manutenção da TAP, onde puderam acompanhar toda a manutenção - desde os motores a reparações diversas - dos aviões da companhia aérea, para a disciplina de Organização Industrial.


Biblioteca Municipal de Odemira recebeu os alunos da EPO

Com o tema “De Alexandria à Era Digital”, a transmissão do conhecimento através dos seus suportes da disciplina de Área de Integração e com o intuito de fomentar o gosto pela leitura, os alunos do primeiro ano dos cursos Técnico de Agropecuária e Comercial visitaram a biblioteca onde ficaram a conhecer as suas instalações, suportes e valências. Esta visita foi promovida pelo professor Artur Efigénio.


Finalistas de Restauração visitam a MareDeus

Os alunos de Técnico de Restauração visitaram a empresa MareDeus, sediada em Ermidas-Sado. No âmbito da disciplina de Serviços de Restauração, puderam visitar as instalações e conhecer a indústria dos pescados embalados. Esta visita foi organizada pela professora Raquel Cavaco.


Cineteatro Camacho Costa presenteia workshop aos alunos da EPO

No dia 22, o Cineteatro Camacho Costa recebeu os nossos alunos para um workshop chamado “Entre Nós e As Palavras”, a cargo do ator/declamador de poesia Pedro Lamares. Focado na literatura dos séculos XX e XXI, o workshop baseou-se num recital de poemas de artistas como Fernando Pessoa e heterónimos, Valter Hugo Mãe e outros artistas independentes. O objetivo foi, através de experiências de Pedro Lamares e de problemas sociais (tais como o bullying, homofobia, imigração/emigração, entre outros), partilhar a sua paixão pelo universo poético, tentando desmistificar os constrangimentos que os adolescentes têm em relação à poesia. No final, houve um espaço aberto a perguntas e Pedro Lamares declamou um poema seu, a pedido da aluna Raquel Guerreiro do primeiro ano de Técnico Comercial.


A EPO em várias sessões com os Bombeiros Voluntários de Odemira

No âmbito de disciplinas de componente técnica, entre dezembro e fevereiro, alguns dos alunos assistiram e participaram em várias sessões no e procedimentos. Atenderam a um workshop de desobstrução da via aérea, aprenderam qual a posição lateral de segurança, conheceram o suporte básico de vida e participaram em alguns exercícios de evacuação e resgaste.
Estas sessões foram organizadas pela professora Raquel Cavaco e englobaram os alunos do CEF (Cursos de Educação e Formação) de Empregado Restaurante/Bar e de Operador de Máquinas Agrícolas, do primeiro ano dos Cursos Profissionais de Técnico Instalador de Sistemas Solares Fotovoltaícos e Técnico Comercial e do segundo ano de Técnico de Restauração e Operador de Máquinas Agrícolas.


Visita de estudo ao Instituto Português da Qualidade e ao JUMBO

No dia 23, enquadrado no módulo de Qualidade e Fiabilidade, os alunos do primeiro ano do Curso Profissional de Técnico de Agropecuária e de segundo ano dos cursos Técnico Instalador de Sistemas Fotovoltaícos e Manutenção Industrial visitaram, com a professora Raquel Cavaco, o Instituto Português da Qualidade em Almada, para a disciplina de Organização Industrial.

Para a disciplina de Comercializar e Vender, os alunos de Técnico Comercial de primeiro e segundo ano tiveram a oportunidade de visitar, no mesmo dia, o “backstage” do Jumbo com a professora Ana Lourenço.


A EPO na WorldSkills Portugal

No dia 25 arrancou a 43ª Edição do Campeonato Nacional das Profissões – WorldSkills Portugal, em Beja. Quem nos representou no campeonato foi o aluno finalista do Curso Profissional de Técnico de Restauração, Roberto Silva que foi acompanhado pela professora Rita Neves. No final da semana, o campeonato foi cancelado devido às condições atmosféricas. Roberto Silva ficou em 4º lugar mas esperamos que seja temporário, até retomarem a última etapa do campeonato.


Casting “Mostra de Talentos”

Com o fim de descobrir talentos escondidos e levá-los até às Jornadas Escolares 2018, a realizar-se me março na Escola Básica de Sabóia, no dia 27 houve um casting para todos os alunos da EPO organizado pelo professor Artur Efigénio. As vencedoras, após um voto democrático, foram as alunas Ana Clara e Catarina Nascimento, ambas do Curso Profissional de Técnico de Restauração, primeiro e terceiro ano respetivamente. 


EPO na Mesa da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens 2018

Helena Brissos, aluna do primeiro ano do Curso Profissional de Técnico Comercial, representou a Escola Profissional de Odemira na eleição para a Mesa da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, a realizar-se em Beja no dia 13 de março. A eleição realizou-se no Instituto Português do Desporto e Juventude, em Beja, com o apoio do professor Artur Efigénio.


Madeira recebe alunas de Comércio da EPO

Para além das áreas de Restauração e Manutenção, este ano o Vila Baleira Porto-Santo Wellness Resort & Thalasso Spa recebeu duas alunas do segundo ano do Curso Profissional de Técnico Comercial. A Joana Silva e a Joana Lourenço embaracaram para a ilha da Madeira para integrarem a parte admnistravtiva da estância hoteleira.


Abertas as pré-inscrições na EPO para o próximo ano letivo

Já se encontra disponível a Oferta Formativa da Escola Profissional de Odemira para o ano letivo 2018/2019

Os Cursos Profissionais da Escola Profissional de Odemira garantem o Diploma do Ensino Secundário (12º ano) e o Certificado de Qualificação Profissional de Nível 4. São eles:

  • Técnico/a de Animação de Turismo
  • Técnico/a Comercial
  • Técnico/a de Restaurante/Bar
  • Técnico/a de Cozinha/Pastelaria
  • Técnico/a de Produção Agropecuária
  • Técnico/a Instalador de Sistemas Fotovoltaícos
  • Técnico/a de Manutenção Industrial

Os Cursos de Educação e Formação são uma alternativa para quem quer concluir o 9.º ano de escolaridade e procura um ensino mais prático e flexível, garantindo não só o Diploma de Ensino Básico, como também o Certificado de Qualificação Profissional de Nível 2. 

  • Empregado de Restaurante/Bar
  • Operador de Máquinas Agricolas
  • Eletromecânica e Manutenção Industrial

INSCRIÇÕES ONLINE EM: http://epo-sa.pt/inscricoes.aspx

Os Cursos Profissionais são um dos percursos possíveis para conclusão da escolaridade obrigatória e são recomendados para alunos que procuram um ensino mais prático, caraterizado por uma forte ligação ao mundo profissional.