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Desenvolva as suas competências comunicativas por meio de estratégias orientadas à produção e à compreensão oral e escrita da língua inglesa.

APRESENTAÇÃO

Hoje em dia, vivemos num contexto de complexa diversidade e saber comunicar em Inglês será sempre uma mais-valia. E por isso, o Centro de Formação da Escola Profissional de Odemira pensou num curso para quem procura apurar o seu conhecimento básico da língua inglesa.


DURAÇÃO: 50 horas

DESTINATÁRIOS: Público em geral com interesse na aprendizagem da língua

PREÇO: Gratuito - Ação de formação financiada, com direito a subsídios de alimentação e transporte, de acordo com a legislação em vigor.

INÍCIO: a determinar

LOCAL: Escola Profissional de Odemira

 

OBJETIVOS

  • Não é definida uma língua estrangeira em particular. A opção da Língua Estrangeira em concreto que operacionalizará este conjunto de competências de uso dependerá do perfil/necessidade de aprendizagem do adulto/formando, de acordo com a disponibilidade das entidades formadoras.
  • A presente elencagem de competências tem como referência a ocorrência da Língua em contexto de realização, não se referindo a aspetos específicos do funcionamento da Língua uma vez que estes variam de acordo com a que estiver a ser trabalhada.
  • Trata-se de um nível de “iniciação”, pelo que se destina a adultos que não tenham quaisquer noções estruturadas de uma língua estrangeira.

 

Conteúdos

Competências de interpretação

  • Ouvir/Ver
    • Compreensão de textos simples, breves e claros relacionados com aspetos da vida quotidiana e/ou com as áreas de interesse dos adultos
    • Compreensão das ideias gerais de um texto em língua corrente sobre aspetos relativos aos tempos livres, bem como a temas atuais e assuntos do interesse pessoal e/ou profissional dos adultos, quando o discurso é claro, pausado e adequado ao seu nível linguístico
    • Compreensão do conteúdo informativo simples de material audiovisual (entrevista, conversa telefónica, conversa informal entre pares, outros).
       
  • Ler
    • Compreensão de textos curtos e simples sobre assuntos do quotidiano, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos;
    • Detecção de informação previsível concreta em textos simples de uso comum (conversa telefónica, entrevista, outros);
    • Compreensão de textos simples em língua corrente sobre assuntos do quotidiano e relacionados com as áreas de formação e/ou atividade profissional dos adultos;
    • Percepção de acontecimentos relatados, assim como sentimentos e desejos expressos;
    • Comunicação em situações do quotidiano implicando troca de informação simples e direta sobre assuntos e atividades correntes, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos;
    • Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos;
    • Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade.
       

Competências de produção

  • Falar/Escrever
    • Uso de frases simples e curtas para falar da família, dos outros e do seu percurso pessoal, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos;
    • Produção, simples e breve mas articulada, de enunciados para narrar, descrever, expor informações e pontos de vista;
    • Comunicação em situações do quotidiano que exigem apenas troca de informação simples e direta sobre assunto e atividades correntes;
    • Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos;
    • Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade;
    • Escrita de textos curtos e simples relacionados com aspetos da vida quotidiana;
    • Escrita de textos simples e estruturados sobre assuntos conhecidos e do seu interesse;
    • Intervir tendo em conta que os percursos individuais são afetados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível da cultura, da língua e da comunicação;
    • Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação;
    • Formular opiniões críticas mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais;
    • Identificar os principais fatores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação;

 

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