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Formação Pedagógica Inicial de Formadores

90 horas | Horário Pós-laboral

Local: Escola Profissional de Odemira

B-learning

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Data a definir

Data sujeita a confirmação, mediante número mínimo de inscrições

Este curso, ministrado essencialmente à distância, permite a obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas (ex-CAP).

A frequência desta ação de formação com aproveitamento permite a obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas (CCP, anteriormente designado por CAP).Todos os módulos das ações deste curso são totalmente à distância, à exceção dos módulos 2 e 9, que decorrem em regime presencial, correspondendo a 82 horas à distância e 8 horas presenciais.

Objetivos

A formação pedagógica de formadores visa promover a aquisição, atualização e aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:

  • Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
  • Na gestão e coordenação de formação;
  • No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

Conteúdos

O programa foi concebido pela EPO com vista a contribuir para que, no final da formação, os/as futuros/as formadores/as, sejam capazes de:

 

Avaliar o perfil do/a formador/a face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:

  • Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
  • Distinguir as competências exigíveis ao formador/a em função dos sistemas em que intervém;
  • Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.

 

Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:

  • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
  • Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
  • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
  • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
  • Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
  • Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
  • Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.

 

Refletir sobre os sistemas de formação:

  • Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.