Operador(a) de Máquinas Agrícolas
CEF T2 e T3
210 horas de estágio em empresas
9º ano + Qualificação Profissional
Possibilidade de acesso ao Ensino Profissional
Não é só agricultura. É prática, máquinas e trabalho real.
Neste curso, aprendes a operar máquinas e equipamentos agrícolas utilizados no dia a dia do setor agrícola. Vais trabalhar com tratores, alfaias e ferramentas agrícolas, percebendo como funcionam as atividades no terreno em contexto real de trabalho.
Com uma abordagem prática, baseada em atividades no terreno e estágio em empresas, ganhas experiência concreta desde cedo. No final, sais preparado para entrar no mundo do trabalho e continuar o teu percurso profissional.
Com uma abordagem prática, baseada em atividades no terreno e estágio em empresas, ganhas experiência concreta desde cedo. No final, sais preparado para entrar no mundo do trabalho e continuar o teu percurso profissional.
O que vais encontrar neste curso
Aprender fazendo
Aprendes fazendo desde o início. Trabalhas com tratores, máquinas e equipamentos agrícolas, percebendo como funcionam as atividades no terreno no dia a dia da agricultura.
Serviço em contexto real
Participas em atividades práticas onde desenvolves competências de operação, manutenção e utilização de máquinas agrícolas, simulando situações reais do setor agrícola.
Experiência em empresas
Tens contacto direto com o mundo profissional através de estágio em explorações agrícolas e empresas da área, onde aplicas na prática técnicas de operação e utilização de equipamentos agrícolas.
Apoio próximo
Aprendes com professores com experiência na área agrícola, que te orientam no desenvolvimento de competências práticas e na adaptação às exigências reais do trabalho no terreno.
Plano Curricular
Conhece as áreas e conteúdos que vais trabalhar ao longo do curso.
Competências que vais desenvolver
Projetos e experiências práticas
- Participar em atividades práticas com tratores e máquinas agrícolas;
- Desenvolver técnicas de operação e utilização de equipamentos;
- Apoiar trabalhos ligados à preparação e manutenção do terreno;
- Participar em atividades práticas em contexto real de trabalho;
- Trabalhar com equipamentos e tecnologias agrícolas utilizadas no setor;
- Desenvolver trabalho em equipa em ambiente agrícola profissional;
CEF Tipo 2
Tens 15 anos ou mais e o 6.º ano completo? Estás inscrito/a no 7.º ou 8.º ano mas ainda não concluíste? Com um CEF Tipo 2 podes concluir o 7.º, 8.º e 9.º ano em apenas dois anos, enquanto desenvolves competências práticas e profissionais para o teu futuro.
Duração: 2 anos
CEF Tipo 3
Tens 15 anos ou mais e o 8.º ano completo mas ainda não concluíste o 9.º ano? Com um CEF Tipo 3 podes concluir a escolaridade obrigatória enquanto desenvolves competências práticas e profissionais para o teu futuro.
Duração: 1 ano
© 2026 EPO – Todos os direitos reservados