Técnico de Comércio

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Formação com Dupla Certificação

Diploma do Ensino Secundário

Certificado de Qualificação Profissional

Condições de Acesso

Idade inferior a 20 anos

9º Ano de escolaridade concluído

Duração: 3 anos

Acesso especial ao Ensino Superior

Os Técnicos de Comércio são profissionais aptos a organizar e planear a venda de produtos e ou serviços garantindo a satisfação dos clientes, tendo como objetivo a sua fidelização.

Implementam princípios de gestão estratégica através do estímulo à criatividade e inovação e o conhecimento das várias funções empresariais, destacando-se a planificação e a organização da gestão comercial, de recursos humanos e financeira.

 

Desenvolvem ainda capacidades na execução de estudos de mercado e na realização de planos de negócios analisando a sua estratégia. Adquirem competências técnicas de dinamização e otimização dos espaços de venda e as ferramentas necessárias à comunicação empresarial direcionada para o exterior.

 

5 razões para escolheres este curso:

  1. Vais dominar temas tão diversos e atuais como Gestão, Logística, Marketing e Publicidade;
  2. Crescente procura de profissionais com competências em Gestão e Vendas;
  3. Vais aprender técnicas de atendimento, negociação e fidelização adequadas a diversos negócios e empresas;
  4. Vais desenvolver soft skills necessárias a um gestor comercial de topo;
  5. Possibilidade de grande evolução de carreira e prosseguimento de estudos de nível superior.
Todas as aprendizagens são reforçadas em contexto real de trabalho no âmbito dos estágios realizados ao longo dos três anos do curso, permitindo assim um reforço e aproximação com o tecido empresarial, o que constitui uma mais valia ao nível da empregabilidade.
O Curso Técnico de Comércio, é também um curso que permite o prosseguimento de estudos superiores na área da Gestão de Empresas, Contabilidade, Economia, Marketing e Publicidade entre outras saídas.

Perfil de Saída:

  • Desenvolver ações empreendedoras com carácter inovador, criativo e dinâmico;
  • Estudar os produtos e ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades do mercado;
  • Participar na conceção, organização e animação do ponto de venda;
  • Colaborar na pesquisa, definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta a evolução do mercado, as suas tendências e a procura;
  • Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades;
  • Processar a venda de produtos e ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis;
  • Proceder a operações de abertura e fecho do dia através do controlo de caixa e ou suporte informático;
  • Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do ponto de venda, recebendo, conferindo, armazenando e etiquetando, controlando stocks e inventariando existências;
  • Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes;
  • Proceder à organização da documentação relativa ao processo de compra e venda;
  • Participar na gestão comercial e do pessoal afeto à atividade;
  • Planear e acompanhar o site de comércio eletrónico em colaboração com a gestão da empresa e com técnicos internos/externos à empresa de áreas multidisciplinares;