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Técnico de Comércio

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Formação com Dupla Certificação

Diploma do Ensino Secundário

Certificado de Qualificação Profissional

Condições de Acesso

Idade inferior a 20 anos

9º Ano de escolaridade concluído

Duração: 3 anos

Acesso especial ao Ensino Superior

Os Técnicos de Comércio são profissionais aptos a organizar e planear a venda de produtos e ou serviços garantindo a satisfação dos clientes, tendo como objetivo a sua fidelização.

Implementam princípios de gestão estratégica através do estímulo à criatividade e inovação e o conhecimento das várias funções empresariais, destacando-se a planificação e a organização da gestão comercial, de recursos humanos e financeira.

 

Desenvolvem ainda capacidades na execução de estudos de mercado e na realização de planos de negócios analisando a sua estratégia. Adquirem competências técnicas de dinamização e otimização dos espaços de venda e as ferramentas necessárias à comunicação empresarial direcionada para o exterior.

Todas as aprendizagens são reforçadas em contexto real de trabalho no âmbito dos estágios realizados ao longo dos três anos do curso, permitindo assim um reforço e aproximação com o tecido empresarial, o que constitui uma mais valia ao nível da empregabilidade.
O Curso Técnico de Comércio, é também um curso que permite o prosseguimento de estudos superiores na área da Gestão de Empresas, Contabilidade, Economia, Marketing e Publicidade entre outras saídas.

Perfil de Saída:

  • Desenvolver ações empreendedoras com carácter inovador, criativo e dinâmico;
  • Estudar os produtos e ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades do mercado;
  • Participar na conceção, organização e animação do ponto de venda;
  • Colaborar na pesquisa, definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta a evolução do mercado, as suas tendências e a procura;
  • Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades;
  • Processar a venda de produtos e ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis;
  • Proceder a operações de abertura e fecho do dia através do controlo de caixa e ou suporte informático;
  • Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do ponto de venda, recebendo, conferindo, armazenando e etiquetando, controlando stocks e inventariando existências;
  • Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes;
  • Proceder à organização da documentação relativa ao processo de compra e venda;
  • Participar na gestão comercial e do pessoal afeto à atividade;
  • Planear e acompanhar o site de comércio eletrónico em colaboração com a gestão da empresa e com técnicos internos/externos à empresa de áreas multidisciplinares;