fbpx
 

Testemunho de Jorge Silva

Testemunho de Jorge Silva

Testemunhos – O que dizem os alunos e antigos alunos da Escola Profissional de Odemira

“Os três anos na EPO foram incríveis. Aprendizagem constante, formadores muito dedicados e competentes. A vertente prática muito mais evidente. Mas acima de tudo sentia um grande espírito de família entre alunos, professores, auxiliares, diretores… entre Todos! “

 

O Jorge Silva foi nosso aluno do Curso Profissional de Restaurante e Bar entre 2005 e 2008, hoje é Head Sommelier no ROCCO, um dos restaurantes mais exclusivos de Lisboa, situado no piso térreo do cinco estrelas The Ivens Hotel, no Chiado.

 

Porque decidiste vir para a Escola Profissional de Odemira?

Eu decidi ir para a EPO, curso de hotelaria/restauração pois este curso reúne os três elementos que mais gosto. Comida, bebidas e pessoas.

Os três anos na EPO foram incríveis. Aprendizagem constante, formadores muito dedicados e competentes. A vertente prática muito mais evidente. Mas acima de tudo sentia um grande espírito de família entre alunos, professores, auxiliares, diretores… entre Todos!

Durante o meu curso efetuei três estágios. O primeiro no Hotel Montechoro em Albufeira, o segundo no Hotel Dona Filipa em Vale do Lobo e o terceiro no Hotel Real Belavista em Albufeira.

O curso foi muito importante para adquirir as bases. Para chegar a minha posição atual tive de continuar a estudar. Tirei muitas formações nas empresas onde trabalhei (gestão de menus, gestão de conflitos e equipas, de línguas (inglês), de bebidas específicas (gin, vodka) e mais recente tirei o nivel 3 (internacional) do Wine Spirit Education Trust (WSET) com mérito. Acredito muito que a formação é contínua.

Por acreditar tanto que a formação é contínua, efetuei o Curso de Formador para poder também dar formação e ser melhor profissional. Vou continuar a estudar e a tirar formações. Nesta área há sempre algo mais para aprender ou aprofundar conhecimentos adquiridos.

 

Como é o dia a dia de alguém com a tua profissão?

Sou responsável por gerir uma equipa de 4 incríveis Sommeliers. Sou ainda responsável pelas dinâmicas vínicas. Sejam eventos pontuais, lançamento de vinhos, parcerias com marcas internacionais ou o nosso evento mensal “back to the harvest“.

Sou também responsável por uma carta de vinhos portugueses e internacionais de cerca de 400 referências. Com muita diversidade, criatividade e responsabilidade.
O meu dia a dia passa por verificar se o serviço de vinhos é efetuado conforme os standards criados, verificar organização e controlo de temperatura das garrafeiras. Manter a carta de vinhos apresentável sem vincos ou sujidades, atualizada, sem faltas de referências e anos dos vinhos em conformidade. Passa também por acompanhar o serviço ao cliente.

Efetuamos, quando possível, provas para treino/formação ou/e para adquirir novas referências na carta.

Ser head sommelier e muito difícil, requer uma dedicação e paixão enorme por vinhos e o seu mundo.

Apesar de ser uma área e profissão desafiadora, estou super realizado. Apesar que acho que ainda há muito para fazer e evoluir sinto me feliz pelas conquistas alcançadas.
Tenho uma felicidade enorme em servir, servir muito bem e ver o meu cliente sair com um agradecimento e volta ao restaurante com um sorriso ainda maior.

Finalizo com o meu lema de vida “ser/fazer mais e melhor”.

Nenhum comentário

Publicar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.