10 Dez Receita de Cataplana de Marisco
A cataplana de marisco é um prato que quanto mais simples for, melhor fica. Só se deve abrir quando for servida, para se ter o prazer de sentir os aromas que de lá saem.
A cataplana é uma panela metálica formada por duas partes côncavas que se encaixam uma na outra.
Ainda não foi identificada a região da sua origem. Pode ser de influência árabe (existem utensílios de culinária com fins semelhantes, muito antigos, como a tajine marroquina feita em barro). Há também registos, de 1570 de desenhos de Bartolomeo Scappi, cozinheiro do Papa Pio V, de utensílios semelhantes às cataplanas, as “conserveiras”.
A cataplana dos nossos dias, redescoberta no início do século XX, começou a produzir-se no Algarve por caldeireiros, mestres na arte de trabalhar o cobre. Também se usa o mesmo termo para designar os alimentos confecionados nesse recipiente.
Ingredientes:
- 3 Tomates Maduros
- 1 Cebola
- 1 Pimento
- 3 dentes de Alho
- 1 folha Louro
- 100g Bacon
- Azeite qb
- Coentros qb
- Camarão – 150g
- Mexilhão – 150g
- Amêijoas – 150g
- Delícias – 150g
- Sal qb
Descascam-se os camarões, deixando-lhes a cabeça e a ponta.
Cortam-se as delícias em pequenos pedaços.
Pica-se a cebola, o pimento, o alho, o tomate, o bacon e os coentros.
Refoga-se em azeite a cebola, o pimento, o alho, o louro e o bacon.
Coloca-se o refogado na cataplana e adiciona-se o marisco em camadas – mexilhão, camarão, delicias e ameijoas, respetivamente. De seguida, junta-se-lhes o vinho branco, o sal, adiciona-se o tomate por cima e uma parte dos coentros picados. Deixa-se cozinhar durante 20 minutos.
Ao servir, coloca-se o resto dos coentros picados.
Acompanha-se com batata cozida ou frita.
Esta receita foi elaborada pelos alunos do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria para a rubrica “Bom Proveito” do jornal Mercúrio. O objetivo é dar a conhecer a utilização dos produtos típicos do concelho de Odemira na confecção dos mais diversos pratos bem como divulgar as suas receitas.